Predestinação



"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo..”. Efésios 1:4
Consideremos com a maior sensibilidade este tema bíblico que não é muito conhecido: A Predestinação. Isto está muito claro nas Sagradas Escrituras. Sem dúvida há pessoas que atuam como se pudesse obrigar Deus a fazer determinada coisa , como se Ele houvesse esquecido de algo, ou como se existissem certas cenas nos acontecimentos da vida humana que Deus não tivesse conhecimento. Porém, estamos certos que ninguém pode surpreender a Deus; Ele sabe tudo desde o princípio; Ele olha adiante com a mesma facilidade com que olha para trás. Portanto as decisões de Deus são sábias e firmes.
De modo que Deus em seu conhecimento antecipado elege, rejeita, decreta ou fala, o que logo chega a suceder no tempo que Ele mesmo tem determinado. A predestinação é a decisão soberana de Deus de eleger ou rejeitar.
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai.
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.(Romanos 9:9-13)


Esta Escritura prova que Deus elege como quer e para o que quer. Assim que o homem forçosamente cumprirá o que Deus tem decretado. Logo pois compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. (Romanos 9:18)
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. (Romanos 9:16)
Deus em sua soberania elege as suas criaturas para seus propósitos, e ninguém pode impedí-lo nem dizer que há injustiça em Deus. “Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.” (Romanos 9:14)
Agora, Deus não está sujeito às circunstâncias, não desenvolve seus planos às cegas, nem determina algo à última hora. E como um engenheiro que quando tem que fazer uma construção; esse homem não pede o material de qualquer maneira, nem qualquer tipo de material; senão que ele planifica tudo de antemão; sabe o que tem que pedir e no que utilizará. Deus não é menos que isto, porque como Criador e Dono conhece todas as coisas antecipadamente desde o princípio. De modo que nada surpreende a Deus; nem o bem do santo, nem a extrema maldade do ímpio.
Agora, se perguntamos como Deus predestina? Não seríamos capazes de explicar-lhe por causa da limitação humana; porém sabemos que Deus como um ser, tem seus pensamentos, e isto são seus atributos. E como um arquiteto ou pintor, eles têm primeiro seus pensamentos; logo os expressam e os levam a cabo.
Os pensamentos de Deus são perfeitos e quando Ele chega a expressá-los, constituem seus planos perfeitos. O que Ele tem tido em sua mente chega a ser uma realidade no tempo que Ele tem determinado.
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:29-30)
Os predestinados estão nos pensamentos de Deus desde o princípio; porém em determinado tempo se manifestam sobre a terra. São conhecidos e predestinados por Deus desde a eternidade, porém quando se manifestam neste mundo, então Deus os chama, justifica e glorifica.
Há predestinados para uma coisa e para outra: uns para ser salvos aceitando e obedecendo a Verdade de Deus; e outros para perder-se rejeitando a Verdade. Isto o ensina a Escritura com toda a claridade.
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição?
Para que também desse a conhecer as riquezas de sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, (Romanos 9:21-23)
Então o Supremo Oleiro prepara uns para morte e outros para Sua glória. Isto parece muito duro, porém é a verdade que tinha que sair a luz nesta era final da igreja, porque assim o tinha prometido o Senhor.
Jacó e Esaú nasceram de um mesmo pai e de uma mesma mãe; sem dúvida, foram completamente diferentes em caráter e em tudo; porém Deus conhecendo isto antecipadamente e para que seu propósito conforme a eleição e predestinação permanecesse, escolheu amar a Jacó e aborrecer a Esaú. Nisto não há injustiça, porque Deus conhece todas as coisas. E como Deus é justo, sempre faz o melhor; ainda que agora nós não o entendamos.
Nossa resposta a esta eleição tem sua base em Deus, quem toma a iniciativa ainda antes de que nasçamos. Por essa razão o Senhor disse a seus discípulos: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16) Tampouco foram determinadas circunstâncias , nem obras de casualidade, o que mudou o rumo da vida de Paulo ali no caminho de Damasco senão que assim estava determinado por Deus desde o principio. Ele o havia escolhido desde o ventre de sua mãe como um vaso para sua glória. “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar o seu Filho em mim, para 20 que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue.”(Gálatas 1:15-16). Jeremias também é outro exemplo claro da predestinação. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei: às nações te dei por profeta.” (Jeremias1:5).
Isto demonstra a completa soberania de Deus em sua eleição, na qual Ele participa só.“Porque quem entendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" (Romanos 11:34). Quem estava com Deus ali no principio para dizer-lhe o que tinha que fazer?“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas...” (Romanos 11:36). Isto tira toda vanglória; porque não podemos fazer nada por nós mesmos. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam;” (Salmos 127:1). Também diz a Escritura: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” (Romanos 9:16). Sabemos que nem ainda a fé que uma pessoa professa, é sua, senão de Deus; pois está escrito: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8-9)
Paulo escrevendo aos Efésios disse: "Como também nos elegeu nEle – Cristo antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade." De modo que os predestinados foram escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo; e tudo isto foi por desejo e determinação de Deus. Os filhos de Deus têm estado com Ele desde o princípio, porque estavam em Seus pensamentos; e Seus pensamentos são eternos. Deus pensou nos seus desde o princípio; é dizer, desde a eternidade.
Tudo isto revela que o plano e propósito de Deus para com seus filhos, está decretado desde o princípio. Agora nós temos feito presentes neste plano em nosso
tempo; como os apóstolos, profetas e demais filhos de Deus se fizeram presentes
em seu tempo; porém tudo estava estabelecido desde o princípio.
Milhares de anos antes de que Jesus nascesse ali em Belém, na mente de Deus, já havia morrido por nossos pecados; assim também os predestinados para salvação têm seus nomes no livro da vida desde a eternidade. "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8). Isto não é algo novo que acontece hoje. Isto é um fato desde o princípio. Assim como estávamos nos lombos de nosso pai terreno antes que fôssemos manifestos sobre a terra; de igual maneira, se não houvéssemos estado nos pensamentos de Deus desde o princípio, jamais haveríamos podido chegar a ser Seus filhos. Os que hoje são filhos de Deus, estavam em seus lombos, em seus pensamentos, desde o princípio. "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça." “Que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos...” Tudo, segundo o plano de Deus, é reunido em Cristo; o qual foi imolado antes da fundação do mundo para redimir aos seus, seus filhos predestinados.
Ordenados para tropeçar
"Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido."
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina:
"E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." (I Pedro 2:6-8).
Havendo visto o que corresponde à predestinação dos filhos de Deus, queremos abordar a predestinação dos que estão ordenados a tropeçar. Podemos ver que existem diversas plantas no campo: Há trigo como também há joio. Cada um tem seu propósito no plano de Deus. Numa casa há também diferentes vasos, porque Deus, o Supremo Oleiro, faz como Ele quer. Então, sem dúvida, há pessoas predestinadas para obedecer a palavra de Deus, como também há os que estão ordenados para tropeçar nela. Assim tem sucedido em cada era; esta não pode ser exceção.


Os que tropeçam crêem que têm razões para obras como obram porque não sabem que estão tropeçando com a palavra; pois estão cegos e não o sabem. Não lhes tem sido revelado pelo que estão tropeçando; não o podem ver porque estão ordenados para tropeçar, como ensina a escritura. Ao contrário outros estão predestinados para obedecer, como diz o apóstolo Pedro:...
..."Eleitos segundo a precedência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo; graça, e paz vos sejam multiplicada." (I Pedro 1:2).
Uma pessoa ordenada para obedecer, ao fim se achará ao lado da Palavra. Ninguém pode alterar esse rumo, pois tem sido elegido para obedecer. O que desde o princípio Deus dispôs que fôssemos, isso seremos; por essa razão afirmamos que o trigo será trigo toda a vida, e o joio será joio. O natural ilustra o espiritual. Se no natural não podemos mudar um gênero para outro, porque a lei do criador é que cada gênero se reproduz conforme a sua semente, então no espiritual é o mesmo.
Agora, o mais significativo de tudo isto, é que a pedra de tropeço é o mesmo Jesus Cristo, a Palavra; com a qual tropeçam os mesmos edificadores. São os mesmos que estão edificando que tropeçam na Palavra, e não o sabem. Eles crêem edificar. O tropeço destes edificadores é nada menos que a mesma Palavra de Deus; e não escapar a isto porque assim esta escrito: "Pedra de tropeço, e rocha de escândalo para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes, para o qual foram também "Ordenados." Ao não ser predestinado para obedecer a Palavra, se rebelam e se fazem inimigos da Palavra; lutam contra ela, e ainda assim pretendem servir a Deus.
Muitos aparentam como gente escolhida de Deus; porém quando chega a Palavra, então se manifesta o que em verdade são. Jesus disse: "Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado." (São João 15:22).
Na Escritura podemos ver que Datã, Coré e Abirão saíram do Egito com Moisés e caminharam com todo povo pelo deserto. A Palavra estava manifestada em Moisés. Obedecer a Moisés era obedecer a Palavra. Ele era o profeta de Deus, e a Palavra vem somente aos profetas. Datã e Coré tropeçaram na Palavra quando menosprezaram e desobedeceram a Moisés. Eles se rebelaram contra a maneira de Moisés conduzir as coisas; porém ele estava fazendo tudo conforme a Palavra. Eles creram 22 que as coisas deveriam conduzir-se de outra maneira; portanto, reuniram duzentos e cinqüenta varões principais, e logo toda a congregação, com o fim de desprezar a Moisés. Eles se rebelaram contra a Palavra de Deus; sem dúvida, creram ter razão ao ir contra Moisés, o qual tinha a Palavra. Os que tropeçam, têm seus argumentos que parecem razoáveis; porém Deus tem uma só maneira de dirigir as coisas, e isto é conforme a sua Palavra. Ao ouvir a Palavra, eles duvidam, menosprezam, comentam mal, julgam e criticam, ridicularizam e a combatem. Seu principal objetivo é achar falta na Palavra e nas pessoas que crêem. Logo buscam, como Coré, Datã e Abirão a quem contaminar (Números 16). Se na congregação há outros com a mesma natureza, então muito em breve conseguem apoio para persistir na sua rebelião contra a Palavra; como sucedeu com aqueles. A Escritura ensina que os que tropeçam na Palavra, são desobedientes; porém esta desobediência é para a Palavra da hora. Não a podem obedecer, mas obram contrário a ela. Por que a desobedecem? Porque foram ordenados, predestinados, para tropeçar na Palavra.
"Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés."
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
"E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade." (Aos Hebreus 3:16-19).
Por esta Escritura podemos ver que a raiz da desobediência é a Incredulidade. O que tropeça é um incrédulo para a Palavra. Um incrédulo é quem não tem a Palavra em seu coração; ainda que possa suceder que por um pouco de tempo aparente tê-la, porém finalmente obrará contrário a Palavra porque não há semente de Deus nele. Este foi o caso de Judas; um homem que, segundo diz a Escritura foi escolhido, chamado para estar com os discípulos, porém estava ordenado para tropeçar. Andou todo o ministério com o Senhor, e todos criam que ele era igual aos demais. Era de tal confiança no grupo que guardava o tesouro; e em alguns casos fez alarde de grande zelo. Quanto tempo Judas pôde durar assim? O tempo necessário para que revelasse o que ele era. Se não tinha a Palavra, como podia obedecê-la? Tinha que chegar o tempo em que se manifestaria o que estava por dentro. Judas tropeçou na Palavra; foi um incrédulo para a Palavra. O pecado que condena o mundo é a incredulidade; as demais coisas são atributos do pecado . "Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram." (Judas 5)
A mesma Palavra que serve de gozo aos obedientes, serve de tropeço aos rebeldes; a mesma Palavra que é gozo e bênção para uns, é escândalo e tropeço para outros. As mesmas águas que levantaram Noé na arca, foram as que afogaram aos incrédulos. "Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão." (Oséias 14:9)
Têm existido duas correntes humanas desde o mesmo princípio, as quais se tem estendido por todas as partes do mundo. Ainda que dois seres (sejam varões ou fêmeas) pareçam iguais porque estão dentro da raça humana; sem dúvida podem ser sementes diferentes, porque a Escritura declara que há filhos de Deus e filhos do diabo.
O Senhor Jesus Cristo disse para a nata da sociedade, os religiosos de seu dia: “Vós sois de vosso pai, o diabo." Isto prova que há duas correntes humanas; as quais chegam até o tempo atual. A ignorância desta verdade tem levado muitos a crer que Deus está obrigado a salvar a todos; e por essa razão têm chegado a pensar que é injustiça predestinar a uns para honra e outros para desonra. Ignoram que é impossível que alguém que não seja filho de Deus, possa obedecer a Palavra até o fim. Caim é o melhor exemplo disto. Deus para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o Senhor disse a Caim: "Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás" (Gênesis 4:5-7). Desta maneira Deus está dizendo a Caim que fizesse como seu irmão Abel para que fosse aprovado; porque Abel tinha oferecido um sacrifício conforme a sua vontade; porém Caim em vez de obedecer a Deus, se rebelou contra a Palavra. Escolheu o pecado antes que a obediência à Palavra. Caim rejeitou o conselho de Deus e tomou sua própria eleição; pois em vez de oferecer o sacrifício que Deus lhe sugeriu, derramou o sangue de seu irmão. Isto mostra claramente que há pessoas que por sua natureza não podem obedecer a Deus; porque não há neles lugar para a Palavra de Deus.
Sendo que Deus não obriga as pessoas a obedecer-lhe, porque cada indivíduo tem livre arbítrio, então quem pode obrigar a Deus escolher alguém que não O ama e nem Lhe quer obedecer? Será Deus injusto por não obrigar a um desobediente a ser-Lhe fiel? Se você não quer nada com Deus, nem quer obedecer sua Palavra, será Deus injusto porque não o obriga? Deus predestina por seu conhecimento antecipado, porque Ele sabe com antecipação quem Lhe obedecerá e quem não o fará. As pessoas que não desejam servir a Deus aqui, tampouco quererão fazê-lo lá. A Escritura diz: ''Como a árvore cai, assim fica.'' Isto ensina que como a pessoa
morre, assim aparecerá mais além.
Diante de todos está o caminho da vida e o caminho da morte. Os filhos de Deus tomam o caminho da vida porque estão predestinados para isso, sua natureza é obedecer a Deus; porém a outra semente escolhe sempre o caminho contrário a Palavra, porque estão ordenados para tropeçar. Então serão julgados de acordo com sua atitude para com a Palavra. Será um juízo justo porque cada um tem feito
as obras de acordo com seu livre arbítrio. "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". (Romanos 14:12). "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (II Coríntios 5:10).
Os predestinados para vida são atraídos a Deus e a sua Palavra como as partículas de ferro são atraídas por um "eletroímã", os metais que não são da mesma natureza do Eletroímã não podem ser atraídos porque não respondem a suas ondas magnéticas. Algo parecido sucede com os seres humanos; porque quando Deus, o grande "Eletroímã", exerce sua atração, respondem somente os que possuem de sua natureza, os que têm a semente de Deus. O eletroímã não depende das partículas de metal, senão as partículas de metal do eletroímã, assim como a pessoa predestinada depende de Deus. Ele exerce atração sobre as pessoas, porém estas manifestam seu livre arbítrio recebendo ou rejeitando o chamamento; porém quando há harmonia entre o que atrai e o que é atraído, então se fundem numa só coisa. A semente predestinada harmoniza com Deus, porque são elegidos em Cristo - A PALAVRA - desde antes da fundação do mundo. "Porque os que dantes conheceu também os predestinou... E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que
chamou a estes também justificou” (declarou inocentes) (Romanos 8:29-30).
A semente predestinada também se manchou no pecado como os demais; porém, contrário a Caim e seus descendentes, quando ouve a Palavra, a obedece e abandona toda coisa contrária a ela; ao contrário Caim e seus descendentes, resistem a Palavra e tomam o caminho da rebelião, O sangue não pode advogar hoje por eles, porque tampouco o fez no princípio; ao contrário, para os filhos de Deus é a promessa:
"No qual temos redenção por seu sangue, a remissão dos pecados pelas
riquezas de sua graça." (Efésios 1:7).
"Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com
os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I São João 1:7).
Tendo conhecimento antecipado, Deus elege ou rejeita. De modo que ninguém lhe pode acusar Deus de injustiça. E no mais Deus é soberano e faz as coisas conforme ao conselho de sua vontade. Ninguém pode acusar a Deus de injustiça, porque Ele em sua soberania faz como quer.
"Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu responde me. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faz-se saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?" (Jó 38:3-7).
"Porventura o contender contra o todo-poderoso é ensinar? “Quem assim arque a Deus, responda a estas coisas”. (Jó 40:2).
Sobretudo temos que entender que Deus é Soberano, e quando Ele obra em sua soberania, ninguém Lhe pode acusar de injustiça, porque Deus é justo em tudo, e predestina em justiça; e ninguém pode instruir-lhe nem aconselhar-lhe, como diz a Escritura:
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Por que quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? (Romanos 11:33-36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário