MENSAGEM À ERA DA IGREJA DE ÉFESO 

         Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
         Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não o são, e tu os achaste mentirosos.
         E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
         Tenho, porém contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
         Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
         Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
         Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:1-7
                     A CIDADE DE ÉFESO
         A cidade de Éfeso era uma das três maiores cidades da Ásia. Freqüentemente ela era chamada a terceira cidade da fé cristã, sendo Jerusalém a primeira e Antioquia a segunda. O próprio nome Éfeso, tem um estranho sentido de composição: "almejado" e "relaxado".


O MENSAGEIRO 


         O mensageiro (anjo) da igreja de Éfeso foi o Apóstolo Paulo. Não pode ser negado que ele foi o mensageiro da primeira era da dispensação gentílica. Embora a Pedro tenha sido confiada a autoridade de abrir as portas aos gentios, foi dado a Paulo ser seu apóstolo e profeta. Ele foi o Profeta -- Mensageiro aos gentios. Seu ofício profético, por meio do qual recebeu a revelação completa da Palavra aos gentios, lhe vindicou como seu mensageiro apostólico. Em Jerusalém, os demais apóstolos estavam de acordo com isto.
         Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
         Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.
         E na minha nação excedia em judaismo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
         Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
         Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue
         Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
         Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
         E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:12-19.
         E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. Gálatas 2:2
         E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
         Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
         (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão esse operou também em mim com eficácia para com os gentios).
         E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão. Gálatas 2:6-9.
         Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério. Romanos 11:13. 


A ERA ÉFESO

         Paulo fundou a igreja em Éfeso como que em meados do primeiro século. Isto nos permite fixar a data do começo da Era da Igreja de Éfeso; cerca de 53 A.D. Ao tempo em que foi dada a revelação, segundo a tradição, Paulo já havia morrido como mártir, mas João continuava em seu lugar fazendo exatamente como Paulo tinha feito nos dias de seu ministério. A morte de Paulo antes dessa revelação ter sido dada, não anula de maneira nenhuma o fato que ele era o mensageiro à Era da Igreja de Éfeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário