MENSAGEM À ERA DA IGREJA DE TIATIRA

              E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
              Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé , e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
              Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
              E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
              Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
              E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações.
              E darei a cada um de vós segundo, as vossas obras.
              Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram como dizem as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
              Mas o que tendes retende-o até que eu venha.
              E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações.
              E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
              E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.Apocalipse 2:18-29. 


A CIDADE DE TIATIRA 

              Historicamente, Tiatira era a cidade menos notável entre as sete cidades desta revelação. Estava situada sobre a fronteira de Mísia e Iónia. É dígno de nota que o próprio nome Tiatira significa, "Domínio Feminino." A principal religião de Tiatira foi a adoração de Apolo Tyrimnaios, a qual estava ligada ao culto de adoração ao imperador. Apolo era o deus sol, e o primeiro em poder depois de seu pai, Zeus. Ele era conhecido como o "Desviador do mal", ele presidia as leis religiosas e a expiação (o meio de expiação, significando fazer reparos pelos erros ou culpas). Platão disse dele, "Ele explica aos homens a instituição de templos, sacrifícios e cultos aos deuses, também os ritos ligados com a morte e após a vida." Ele comunica seu conhecimento de "o futuro" e "a vontade de seu pai" aos homens por meio de profetas e oráculos. Em Tiatira, este rito foi conduzido por uma profetisa que se assentava numa cadeira trípode e entregava as mensagens enquanto em transe.


O MENSAGEIRO 


 
              Havia dois homens nas Ilhas Britânicas, cujo ministério da Palavra e nas obras podiam resistir ao teste da verdade. Foram eles São Patrício e São Columba. Porém foi sobre São Columba que caiu o quinhão de ser o mensageiro, 60 anos depois da morte de S. Patrício nasceu em County Donegal, Irlanda do Norte, à família real de Fergus. Deus o chamou em voz audível para ser missionário. Depois que ele tinha ouvido a voz de Deus, nada mais pôde detê-lo, e seu ministério milagroso tem levado muitos historiadores a aclamarem-no contíguo aos apóstolos. Tão grande era seu ministério com sinais sobrenaturais que alguns (especialmente estudantes de Roma) pensaram que os relatos foram exagerados.


A ERA TIATIRA 

              A Era de Tiatira foi a mais longa de todas, durou cerca de novecentos anos, de 606 a 1520.

Nenhum comentário:

Postar um comentário